Escolas de idiomas: 18 franquias lucrativas em 2019

As relações com outras línguas e culturas têm sido cada vez mais frequentes em nossas rotinas. Saber uma língua, atualmente, não é mais um diferencial, mas um pré-requisito. Além disso, conhecer outras línguas facilita muito a vida de quem viaja para o exterior.

Tendo isso em mente, não importa a idade, escolas de idiomas são e serão sempre procuradas, transformando as franquias desse segmento em ótimas opções de negócios para quem deseja empreender com mais segurança.

Como as opções de franquias de idiomas são bem variadas, separamos algumas sugestões com investimento a partir de R$16 mil reais.

 

Number One Idiomas

Muitas pessoas estão saturadas de uma metodologia tradicional e dos centros de idiomas mais populares. Pensando nisso, a Number One Idiomas iniciou suas atividades: oferecendo, através de uma metodologia própria, a aprendizagem do Inglês de maneira completa e efetiva. Com uma experiência de mais de 20 anos, a empresa já possui mais de 130 unidades no Brasil e é uma oportunidade para quem deseja investir em educação.

 

Investimento inicial: R$16.000,00

Unidades: 135

Sede: Paraná

Média de faturamento: de R$70.000,00

Retorno do investimento: 11 a 36 meses

 

The Kids Club

Voltado para crianças e adolescentes entre 2 e 12 anos, a The Kids Club é uma rede de franquias inglês que chegou ao Brasil em 1994, através da empresária Sylvia de Moraes Barros. O diferencial do The Kids Club é que a empresa foi pensada integralmente para o público infantil, diferente de outros modelos que acabam apenas adaptando seu material e metodologia. Em virtude do reconhecimento pelo suporte ao franqueado de alto padrão oferecido pela empresa, a rede recebeu o Selo de Excelência em Franchising, em 2018, pela 15ª vez. Para quem deseja trabalhar sem investir em um ponto comercial, a The Kids Club oferece o modelo home based.

Investimento inicial: R$23.500,00

Unidades: 100

Sede: São Paulo

Média de faturamento: R$15.000,00 a R$25.000,00

Retorno do investimento: 12 a 36 meses

 

 

Influx

A Influx é a rede mais premiada da Associação Brasileira de Franchising (ABF) em uma década, recebendo 8 vezes o selo de Excelência da ABF. Com alto potencial de crescimento, sem cobrança de royalties e apoio total ao franqueado, a Influx oferece uma lucratividade tentadora, podendo superar 30%. Uma das formas de atrair alunos para a Influx é oferecer um módulo de Inglês para viagens totalmente gratuito, mediante à matrícula em algum dos cursos da unidade. Isso torna o franqueado muito mais atrativo no mercado. A empresa já opera há mais de 20 anos com crescimento sustentável.

Investimento inicial: R$242.000,00

Unidades: 145

Sede: Paraná

Média de faturamento: de R$98.000,00

Retorno do investimento: 18 a 36 meses

 

CCAA

São mais de 57 anos de história oferecendo um alto padrão de qualidade no ensino de idiomas, com presença no Brasil e no exterior. Além de incentivo com taxa zero de franquia e de royalties, a CCAA oferece projeto arquitetônico, material publicitário, ferramenta exclusiva de gestão, consultoria presencial sem custo adicional, metodologia e material didático próprio e suporte pedagógico para a equipe da unidade. A estimativa de ponto comercial é de 150m², com espaço para 4 salas de aula, recepção, sala de espera, secretaria, laboratório, direção, sala dos professores e banheiros.

Investimento inicial: R$185.000,00

Unidades: 728

Sede: Rio de Janeiro

Média de faturamento: R$90.000,00

Retorno do investimento: 36 meses

 

Global School

A proposta da Global School é apresentar uma metodologia objetiva e possibilitar o diálogo entre culturas e línguas diferentes. Além dos cursos de idiomas, a empresa também oferece cursos de informática e profissionalizantes. O franqueado conta com apoio jurídico, material de marketing, projetos arquitetônicos, operacionais, comerciais, financeiro, mercadológico e organizacional. O treinamento do franqueado e sua equipe também está incluso, bem como a transferência de know-how.

Investimento inicial: R$53.000,00

Unidades: 6

Sede: São Paulo

Média de faturamento: R$20.000,00

Retorno do investimento: 18 a 36 meses

Wizard

A Wizard é uma das redes de franquia mais conhecidas do Brasil. A escola oferece 7 idiomas: espanhol, inglês, francês, alemão, italiano, chinês, português para estrangeiros. Com mais de 1.200 unidades só no Brasil, a Wizard também atua nos Estados Unidos, Costa Rica, Japão e Paraguai. A metodologia é diferenciada, com alto investimento em tecnologia. A rede de franquias oferece cursos voltados a todos os públicos, a partir de 4 anos, e treinamento para toda a equipe. O franqueado também tem acesso a um software de gestão exclusivo, consultoria de campo, central de relacionamento e marketing nacional.

Investimento inicial: R$120.750,00

Unidades: 1.276

Sede: São Paulo

Média de faturamento: R$120.000,00

Retorno do investimento: 18 a 30 meses

 

PBF

Escola de Inglês e Espanhol com baixo investimento, a PBF é uma rede em crescimento constante. Fundada na cidade de São Paulo, em 1965, é a junção de duas tradicionais linhas: a Pink and Blue, voltada para crianças de 5 a 10 anos e a Freedom, curso voltado a jovens entre 11 e 14 anos. A PBF ampliou suas atividades e atualmente também oferece cursos intensivos para adultos, além de estar presente em mais de 100 unidades por todo o Brasil. Para o franqueado, a empresa oferece treinamento em todas as linhas de operação da unidade, suporte jurídico, projeto arquitetônico e auxílio na escolha do ponto. Não é necessário ser fluente em Inglês, porém a pessoa responsável pelo setor pedagógico será avaliada pela franqueadora. O coordenador, sim, precisará ter experiência em sala de aula e Inglês avançado.

Investimento inicial: R$35.000,00

Unidades: 105

Sede: São Paulo

Média de faturamento: R$28.200,00

Retorno do investimento: 24 a 36 meses

 

Centro Britânico

Como o próprio nome já diz, o Centro Britânico tem como foco o ensino do inglês europeu. A empresa nasce quando Mr. Michael Austen Collins vem ao Brasil compartilhar seu novo método de ensino de línguas, em 1969. Com o sucesso da escola e a vontade de voltar à Inglaterra, o professor britânico fez uma parceria com duas de suas professoras e atualmente opera com 33 unidades. O Centro Britânico oferece suporte e apoio na escolha do ponto comercial, ações de marketing para captação e manutenção de alunos, acompanhamento na montagem da unidade, suporte administrativo, financeiro, pedagógico, comercial e operacional, treinamentos contínuos para toda a equipe, considerando suas atividades e funções específicas.

Investimento inicial: R$72.000,00

Unidades: 33

Sede: São Paulo

Média de faturamento: R$70.000,00

Retorno do investimento: 24 a 36 meses

 

YES!

A YES! atua em 16 estados do Brasil com o objetivo de levar a todas as regiões do país um ensino de idioma moderno e de qualidade. A escola, que iniciou suas atividades em 1972, apresenta 3 modelos de negócios, que variam de acordo com o número de habitantes da cidade. Ao franqueado, a YES! transfere ao parceiro todo o know-how necessário para manter a unidade operando de maneira eficiente. Além disso, o marketing é trabalhado de maneira mais ampla e também regional. A metodologia da escola pauta-se na abordagem comunicativa, preparando o aluno para atuar em situações reais de uso de língua. Nos primeiros momentos, do planejamento à inauguração, a matriz oferecerá acompanhamento mais próximo e consultoria de campo, sem deixar de lado os treinamentos regulares para toda a equipe.

Investimento inicial: R$69.000,00

Unidades: 150

Sede: Rio de Janeiro

Média de faturamento: R$45.000,00 a R$120.000,00

Retorno do investimento: 24 meses

 

Pingu’s English School

O amado personagem da TV sai das telinhas e ganha destaque na sala de aula. A proposta da Pingu’s English School, como o próprio nome já diz, é uma escola de língua inglesa voltada para crianças. A empresa já tem mais de 15 anos e foi fundada em Londres. No Brasil, iniciou suas operações em 2015, mas também está presente em outros 29 países. A Pingu’s faz parte do Grupo Linguaphone, com mais de 100 anos de experiência na promoção de idiomas.

Investimento inicial: R$90.000,00

Unidades: 21

Sede: São Paulo

Média de faturamento: R$28.000,00

Retorno do investimento: 20 meses

 

 

CNA

Com mais de 600 mil alunos atendidos por todo o Brasil e com grande incentivo para o franqueado, o CNA é uma das opções de franquia mais reconhecidas e premiadas no segmento. Entre os modelos, que variam entre P, M e G, o investimento inicial é de 50 mil reais. Diferentemente do que muita gente pensa, não é preciso ter experiência ou formação na área, uma vez que a franqueadora oferece todo seu know-how e suporte completo em todos os setores da unidade. A matriz também auxilia na escolha do coordenador pedagógico, para garantir que ele, sim, seja especialista e atue como seu braço direito.

Investimento inicial: R$50.000,00

Unidades: 579

Sede: São Paulo

Média de faturamento: R$95.000,00

Retorno do investimento: 18 a 36 meses


Learning Fun

Especializada no ensino de inglês para um público infantil, a Learning Fun foi fundada em 1994 pela educadora Teresa Catta-Preta e atualmente opera com 26 unidades. Diferente de outras escolas, a Learning Fun atende crianças a partir dos 8 meses de vida através de um programa bilíngue completo e lúdico. O franqueado recebe todo o know-how metodológico e operacional, além de possuir exclusividade em sua região. Outra facilidade é o planejamento completo com o material didático próprio e planos de aulas já construídos junto com o manual do professor.

 

Investimento inicial: R$230.000,00

Unidades: 26

Sede: Rio de Janeiro

Média de faturamento: R$95.000,00

Retorno do investimento: 18 a 36 meses

 

Seven Idiomas

A Seven Idiomas oferece uma metodologia exclusiva que permite personalizar o curso considerando a individualidade de cada aluno. Além das aulas de Inglês e Espanhol, a empresa também oferece cursos de formação para professores, exames de certificação e cursos preparatórios para exames. O franqueado da Seven Idiomas recebe total suporte da franqueadora, que disponibiliza treinamento para todos os professores, ferramenta de gestão, peças de marketing e acompanhamento individual de cada unidade.

 

Investimento inicial: R$151.000,00

Unidades: 14

Sede: São Paulo

Média de faturamento: R$80.000,00

Retorno do investimento: 36 meses


Cultura Inglesa

Reconhecida com o selo Excelência em Franchising 2018, a Cultura Inglesa investe constantemente em inovação no processo de ensino-aprendizagem de idioma. Um dos grandes diferenciais da Cultura é que, além do curso de inglês, a empresa também oferece intercâmbio e é um centro autorizado para a realização de avaliações oferecidas pelo Cambridge Assessment English, reconhecidos internacionalmente. São mais de 80 anos no Brasil, oferecendo ao franqueado suporte na gestão da marca, processos padronizados, treinamento contínuo para todos os segmentos da unidade, assessoria de imprensa e transferência de know-how.

Investimento inicial: R$290.000,00

Unidades: 79

Sede: Rio de Janeiro

Média de faturamento: R$90.000,00

Retorno do investimento: 36 a 48 meses

 

Fisk

Fundação com mais de 60 anos dedicados ao ensino de idiomas, a Fisk é um dos maiores centros de ensino do mundo. Já são mais de 800 unidades no Brasil e no exterior, com 21 prêmios e reconhecimentos como melhor franqueadora e franquia de excelência. As vantagens para o franqueado são inúmeras: isenção de taxa de franquia, royalties e propaganda, sistema exclusivo de gestão, suporte na escolha do imóvel e no projeto arquitetônico, peças de marketing personalizáveis, treinamentos regulares e consultoria de campo.

Investimento inicial: R$83.500,00

Unidades: 809

Sede: São Paulo

Média de faturamento: R$35.000,00

Retorno do investimento: 18 a 24 meses

 

Red Balloon

A primeira franquia da Red Balloon foi inaugurada em São Paulo, no ano de 2002. A escola foi fundada em 1969 e está em processo de ampliação de suas atividades em todo o território nacional, fortalecendo o ensino de idiomas no Brasil. A Red Balloon faz parte do grupo Somos Educação, principal grupo de educação do país. Atualmente, a franqueadora tem como foco a expansão para as regiões Sul e Nordeste e oferece ao franqueado treinamento completo, com metodologia de ensino, gestão e recursos tecnológicos.

Investimento inicial: R$580.000,00

Unidades: 126

Sede: São Paulo

Média de faturamento: R$200.000,00

Retorno do investimento: 48 a 60 meses


Skill Idiomas

A proposta da Skill está pautada em uma abordagem comunicativa, ou seja, voltada para a ação. A rede já é consolidada no mercado e pode ser uma opção para quem deseja empreender com segurança, pois são 40 anos de existência. O franqueado recebe um amplo portfólio dos cursos com material didático próprio, ferramenta de gestão exclusiva, projeto arquitetônico, marketing nacional, consultoria de campo e pedagógica e central de relacionamento voltada para o franqueado.

Investimento inicial: R$100.000,00

Unidades: mais de 200

Sede: São Paulo

Média de faturamento: R$80.000,00

Retorno do investimento: 18 a 30 meses

 

YÁZIGI

Uma rede consolidada com mais de 60 anos no mercado, a YÁZIGI oferece cursos específicos como preparatório para exames de proficiência, atendimento a turistas, cursos com aspectos globais através de uma metodologia diferenciada e uma própria agência de intercâmbio. O franqueado recebe toda a tecnologia na hora da escolha do ponto comercial, software de gestão, peças de publicidade e marketing nacional, central de relacionamento exclusiva para o franqueado, consultoria pedagógica e assessoria presencial.

Investimento inicial: R$128.750,00

Unidades: 307

Sede: São Paulo

Média de faturamento: R$95.000,00

Retorno do investimento: 18 a 30 meses

 


Mais artigos