O Portal Franquias do Brasil publica esta série de artigos com temas do dia a dia dos franqueadores. Nosso objetivo é trazer pontos de vista, opiniões e experiências, contribuir de alguma forma.
O Ricardo é uma pessoa diferente. Aliás, as pessoas que
fazem a Nação Verde, querem ser diferentes. Vou te contar duas ideias: ele um
dia resolveu fazer um SUP (stand up padle), aquele passeio em que você fica em
pé numa prancha e vai remando; no meio do Rio Tietê, isso com uma prancha de
garrafas pet. Depois você vê lá no You Tube. Outra referência, o Ricardo tinha
uma rede de concessionárias de motos e deu uma guinada na vida, mudou tudo para
fazer a Nação Verde.
Então, o que vem da marca traz sempre algo a mais, que não
se encontra em geral. Muito propósito, preocupação com a saúde e com a evolução
num sentido mais amplo. A rede está com mais de 60 lojas. O Ricardo é meu
amigo, então eu pedi para ele - franqueador experiente - aberto - dividir com
outros franqueadores ou pessoas que querem franquear, três perguntas bem
interessantes:
Algo em que você foi inocente
no começo, uma ilusão?
Uma grande inocência foi subestimar o quanto pode haver
de desvio de conduta na rede. Houve um caso de falsificação de produto com a
própria marca, que foi inesperada, fraude mesmo. Aprendendo pela dor, depois de
entender que podia vir de tudo, o contrato ficou mais rigoroso, as
regras, os cuidados, as notificações e multas. A Nação Verde ficou mais
calejada com a maldade alheia.
Um grande erro do começo?
Um erro, foi colocar em votação, decisões que cabiam ao
franqueador. No começo existia esse hábito. Uma ocasião, os franqueados votaram
sobre qual deveria ser a prioridade em uma nova linha de produtos, e a escolha
mostrou-se bastante equivocada. Isso de deixar eles decidirem, era um erro,
porque os franqueados não tinham preparo e muitas vezes se guiavam por
interesses próprios, sem a visão do todo, ou por gostos pessoais. Hoje o Ricardo
prefere escutar sim, opiniões, mas toma o cuidado de reservar para si o direito
de decidir.
O que foi mais importante no início?
Acertar é a parte mais gostosa, uma sensação boa, quando
você faz alguma coisa que dá certo. Na Nação Verde, uma coisa que sempre fez
sentido, desde o começo, o mais importante, foi compartilhar os princípios e
valores da marca com todos. A sustentabilidade, o atender bem, o entregar
qualidade. Estar ali para fazer algo de bom. Servir coisas que faziam bem
– e eram gostosas! Para isso o pessoal estava ali. Reforçar no dia a dia esses
propósitos, foi um pilar para atrair as pessoas certas e para integrar todos.
Afastou pessoas que não tinham o mesmo tom. Fez com que a comunicação com o
consumidor fosse mais clara e fluísse de um jeito melhor. Todo negócio tem
seus valores, sua essência boa: o mais importante é trazer isso ao máximo,
comungar com todos, organizar e compartilhar o propósito do negócio.
Obrigado ao amigo Ricardo por contar um pouco da sua
história, desejamos que seja interessante para todos!