Cenário promissor empolga mercado brasileiro de franquias

Avanzza Soluções, empresa especializada no mercado financeiro, em parceria com o Grupo Zanon, espera abrir 500 novas franquias ainda em 2022


Após um ano de queda, o mercado de franquias no Brasil voltou a expandir em 2021 e o cenário é promissor para 2022. É o que aponta a Associação Brasileira de Franchising (ABF), por meio da pesquisa trimestral. O cenário de pós-pandemia do coronavírus se mostra cada vez mais favorável às novas oportunidades e expansão de franquias.

Entre 2019 e 2020, houve uma queda de 10,5% no faturamento das franquias em todo o Brasil. No entanto, no ano seguinte, de 2020 para 2021, o cenário de recuperação registrou um número positivo de 10,7%. Segundo a ABF, alguns fatores influenciaram positivamente esse crescimento, como a suspensão de medidas restritivas, a retomada de hábitos de consumo, o aumento do movimento em shoppings, entre outros.

Agora, na projeção para 2022, o cenário também é de expansão. Espera-se um crescimento de 9% em faturamento, 5% em redes, 7% em unidades e 5% em geração de empregos. O otimismo para o ano de 2022 também é mantido por alguns dos principais nomes do segmento, como Cristina Maria Matos, secretária geral da Associação Portuguesa de Franchising e presidente da força-tarefa do Conselho Mundial de Franchising, e por José Roberto Fernández, diretor-executivo da Federação Ibero-americana de Franquias.

Aproveitando o bom momento para expansão em franquias, a Avanzza Soluções, empresa especializada na retirada de restrições junto aos órgãos de proteção ao crédito antes mesmo de a dívida ser totalmente quitada, fechou uma parceria com o Grupo Zanon, uma das maiores franqueadoras e especialistas em franchising do país. Com essa parceria, a expectativa é que sejam criadas, apenas em 2022, 500 novas franquias do grupo Avanzza em todo o Brasil.

“Temos uma alta projeção de crescimento para este ano, e, por isso, buscamos nos associar aos maiores. O Grupo Zanon, mesmo em meio a pandemia, faturou mais de meio bilhão de reais, se consolidando uma das maiores especialistas em franchising do Brasil. Isso traz uma visibilidade para nós. [...] Além das 500 novas franquias que vão ajudar mais famílias a saírem da inadimplência e voltarem a sonhar, iremos lançar um curso de educação financeira disruptiva para a população”, aponta Filippe Ribeiro, CEO da Avanzza Soluções.

De acordo com o Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil, um levantamento mensal feito pela Serasa, o número de brasileiros inadimplentes é superior a 63 milhões. A expectativa é que com a expansão do Grupo Avanzza e o maior interesse dos brasileiros em educação financeira, esse número já seja reduzido ainda em 2022.



Mais artigos